| 

Notícias

Tereza Cristina agora é líder do PSB na Câmara Federal

A deputada federal Tereza Cristina (PSB-MS) foi eleita na noite desta segunda-feira (30/01) líder do partido na Câmara Federal. A parlamentar sul-matogrossense teve 22 votos dos 36 integrantes do diretório nacional. O seu concorrente, deputado Tadeu Alencar, recebeu 14 votos. Ela integra a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), entidade que defende no Congresso Nacional e no Executivo os interesses do setor produtivo rural.

“Estou preparada e motivada para enfrentar os desafios que teremos pela frente”, escreveu Tereza Cristina em carta encaminhada, antes da eleição, aos deputados do PSB. A parlamentar, que também é defensora do setor produtivo rural, reafirmou o compromisso de exercer a liderança com diálogo permanente e muito respeito às posições de cada membro do partido. Apesar dos novos encargos, a nova líder promete seguir defendendo as bandeiras do agronegócio brasileiro. 
 
Tereza Cristina anunciou que entre os seus compromissos estão a busca incessante da união da bancada, respeito às tendências partidárias e, principalmente, a independência do partido frente aos grandes temas nacionais ora em evidência no cenário nacional. Além da liderança na Câmara, a deputada é presidente regional do PSB em Mato Grosso do Sul e vice-presidência da FPA na qual tem posição destacada em defesa do campo.
 
Liderança - A atividade exercida por um deputado na função de líder é parte essencial do processo legislativo. Os líderes acumulam uma série de atribuições importantes, principalmente ligadas à articulação política e ao trabalho de unificação do discurso partidário.  A liderança do partido na Câmara dos Deputados representa um dos principais instrumentos para garantir as bandeiras defendidas pela agremiação socialista em tempos de grande interesse e embates no parlamento.

Comissões - Nas comissões, os líderes têm a prerrogativa de encaminhar as votações e pedir a verificação do quórum para validar uma determinada votação, mesmo que não seja integrante da comissão. Também compete aos líderes indicar os parlamentares para compor as comissões e, a qualquer tempo, substituí-los.

Fonte: FPA 

Veja Mais