| 

Notícias

Secretaria de Abastecimento do Estado de SP e ABIMAQ discutem uso racional da água

Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, Arnaldo Jardim e presidente da CSEI, Marcus Henrique Tessler na abertura do evento. 
Foto: Valmir Moraes

Nesta terça-feira, 30, aconteceu na Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo - SAA/SP, o evento Uso Racional da Água na Agricultura. O encontro foi uma ação conjunta da SAA/SP e da Câmara Setorial de Equipamentos de Irrigação – CSEI, da ABIMAQ.

O evento teve como objetivo a esclarecer temas ligados a gestão e o uso racional da água, no segmento da agricultura. As questões apresentadas e discutidas foram os métodos de irrigação já existentes e a eficiência dos mesmos, além da consolidação deste mercado.

A apresentação feita pelo presidente da CSEI, Marcus Henrique Tessler, ressaltou alguns pontos importantes sobre o gerenciamento de água e algumas questões que cercam o uso do recurso no setor da agricultura. Além destes pontos, apresentaram dados sobre a disponibilidade de água no Brasil e no mundo, os impactos na economia e a importância da sustentabilidade na temática.

Para Tessler é preciso rever a logística e esclarecer alguns mitos. “É necessário um planejamento para não faltar água, pois estamos falando de um recurso finito” e completou, “a irrigação é necessária, e é uma ilusão achar que não fazer vai reduzir os gastos, sei que existem alguns problemas como as mudanças climáticas, que é um problema adicional que não temos controle” afirmou o presidente.

Temas como agricultura familiar e empresarial, a irrigação e o consumo de água, as ações imediatas que precisam ser tomadas para redução de impactos no meio ambiente e os desafios globais, também fizeram parte da pauta.

O evento contou com a presença do vice-presidente da Associação Brasileira do Agronegócio - ABAG, Francisco Matturro e do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim.  

Fonte: ABAG

Veja Mais