| 

Notícias

Pesquisador João K recebe o Prêmio Norman Bourlag

Cientista foi um dos desenvolvedores da tecnologia integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF)

Data: 10/08/2017

O pesquisador João Kluthcousk, o “JoãoK”, cientista da Embrapa, recebeu nesta segunda-feira (07/8) durante o 16ºCongresso Brasileiro do Agronegócio, o Prêmio Norman Bourlag, pela sua contribuição a agricultura tropical. JoãoK foi um dos idealizadores do atual sistema tecnológico Integraçao Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), hoje já implantado em aproximadamente 11,5 milhões de hectares no Brasil.

Todos os anos a Associação Brasileira do Agronegócio premia uma personalidade com o Troféu Norman Bourlag. O paranaense e agrônomo João Kluthcouski atua na Embrapa desde o início dos anos 1970, na área de fertilidade de solos, desenvolvendo pesquisas com o uso do plantio direto e recuperação de solos. “É preciso agradecer a pesquisa agropecuária brasileira, a todos os produtores brasileiros porque todos fazemos parte disso”, disse o cientista.

 “Eu sou da época em que o Brasil importava alimentos e com tanta pesquisa, tanto empenho, hoje podemos ter quatro safras em um ano. Só nós podemos fazer isso”, disse o homenageado, se declarando extremamente emocionado com o prêmio. “E se teve uma pessoa que contribuiu demais para que o Brasil fizesse essa revolução, foi o Norman Bourlag”, afirmou. O pesquisador contou que está atualmente debruçado em pesquisas que incluem o girassol no Cerrado cultivado no sistema ILPF, e que vem novidades por aí. “O Brasil não tem limites”, disse. JoãoK foi aplaudido de pé.

Personalidade do Agronegócio Ainda na tarde desta segunda-feira, o ex-ministro da agricultura Francisco Turra, foi homenageado com o Prêmio Nei Bittencourt de Araújo. “É um homem destemido, engajado, um verdadeiro patriota”, definiu o também ex-ministro da agricultura, Roberto Rodrigues. “Turra realizou um trabalho extremamente importante para o agronegócio não somente na área pública, mas como na área privada”. Atualmente, Turra ocupa a direção da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

A Rede Globo também recebeu uma homenagem durante o Congresso Brasileiro do Agronegócio pela realização da campanha "O agro é pop, o agro é tech, o agro é tudo".  A diretora institucional da Rede Globo, Mirna Aversa, recebeu o prêmio das mãos do presidente da Abag, Luiz Carlos Correa.

Fonte: Globo Rural 

Veja Mais