| 

Notícias

Grupo de Países Produtores do Sul se reúne no Brasil

Encontro foi realizado para a criação do Fórum GPS no País, e discute questões do setor

A Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) foi sede da reunião do Grupo de Países Produtores do Sul (GPS), que ocorreu nesta terça e quarta-feira, 4 e 5, em São Paulo. O GPS une Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai partindo de iniciativas privadas. O principal objetivo da reunião foi a Criação do Fórum GPS Brasil, já existente na Argentina, mas agora com intenção de expansão. Participaram de parte do encontro a Confederação de Agricultura e Pecuária (CNA), a Aprosoja, Deagro – Fiesp, CEAL, GVAgro e ABPA.

Os países que participam do GPS são responsáveis por 30% da exportação líquida de alimentos para o mundo, além de viabilizar práticas agrícolas amigáveis com o meio ambiente já que há um notável crescimento populacional no mundo, ávida por alimentos. Diante desse cenário é necessária a criação de Estratégias de Inserção Internacional e Coordenação Regional, sendo essa a proposta do GPS.

Braz Barachuy, Secretário Assistente de Planejamento Diplomático do Itamaraty, que participou do evento, evidenciou a importância da reunião e afirmou que “é uma oportunidade para discutir uma estratégia entre esses países no que tange o agronegócio” e completa,  “o agronegócio é uma força motriz para o país, mas ainda é visto como vilão”.

No primeiro dia de reunião o grupo discutiu as políticas internas e agronegócio, o ambiente estratégico internacional, o Plano de Agropecuária de Baixo Carbono e Cadastro Ambiental Rural.

Já no segundo dia, as questões abordadas foram à situação política de cada país integrante do GPS e a apresentação do plano de trabalho. Ocorreu também o brainstorming para a próxima reunião Ministerial da OMC, que acontecerá em Buenos Aires em dezembro e por último a aprovação do plano de trabalho para 2017. 

A reunião do GPS ocorre duas vezes ao ano, a próxima será no Uruguai, no segundo semestre.

Veja Mais