| 

Notícias

FEI promove Congresso de Inovação sobre cidade e campo inteligentes

Realizado em outubro, o evento chega à segunda edição com a presença de grandes nomes da política e do agronegócio

Data: 05/10/2017

Foto: Divulgação

Com a missão de formar profissionais para o futuro, o Centro Universitário FEI promove em outubro a segunda edição doCongresso de Inovação 2017 – Megatendências 2050, que terá como tema “A Cidade e o Campo Inteligentes, para uma melhor qualidade de vida”. Realizado em 9, 10 e 11/10 no campus da Instituição em São Bernardo do Campo (SP), o evento vai discutir como integrar as inteligências urbana e rural no dia a dia das sociedades. 

Voltado para alunos da Instituição, o Congresso é um dos maiores eventos sobre Inovação do País e conta com a presença degrandes nomes do jornalismo e da política, além de representes de empresas de relevância nacional e mundial. Um dos objetivos é preparar e capacitar futuros engenheiros, administradores e profissionais da área de computação para solucionar problemas por meio do uso multidisciplinar das ciências e de tecnologias, tornando-os protagonistas em um cenário de constante inovação. 

O campo inteligente

O 2º dia do evento será dedicado a painéis que abordarão o campo inteligente, debatendo os desafios e suas soluções. Confira a seguir a programação desse dia. 

09h00 - 10h00 - Future Flash | Evolução Tecnológica no Campo em 2050

O presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Luiz Carlos Carvalho, apresentará suas visões sobre como as soluções tecnológicas e a intensa conectividade irão impactar a cadeia agrícola produtiva, encurtando o tempo de produção e reduzindo drasticamente os desperdícios.

10h30 – 11h30 - 1º Diálogo de Líderes | 2050, Quo Vadis Agri-Industria? 

A partir das previsões anteriores, a sustentabilidade, novos hábitos de consumo e Internet das Coisas serão os assuntos discutidos por Luiz Carlos Carvalho, presidente da ABAG, Gustavo Grobocopatel, presidente do Grupo Los Grobo e Bernardo Silva, presidente executivo da Associação de Biotecnologia Industrial (ABBI). A mediação ficará por conta do jornalista Carlos Tramontina.

11h30 - 13h00 -Alimentação e Energia para o Mundo 

O terceiro painel conta com a apresentação de um “Future Flash”, sob o comando de Pedro Merola, diretor-presidente da Fazenda Santa Fé. Em seguida, com a moderação de Joel Garbi, diretor Geral da Next Step Consultoria em Recursos Humanos, o painel irá debater a importância estratégica do Brasil na produção e fornecimento para o mundo de alimentos nutritivos e de alto valor agregado, assim como a perspectiva de o Hemisfério Sul se tornar uma região extremamente competitiva pela energia de biomassa. A discussão contará com a participação de Rodrigo Figueiredo, diretor de Suprimentos da LatAM - AMBEV, Theo van der Loo, presidente da Bayer, André Clark Juliano, presidente da Siemens e Maria Beatriz Bley, diretora do Planeta Orgânico. 

14h30 - 16h00 - Produtividade e Competitividade no Campo 

Kepler Euclides Filho, pesquisador da EMBRAPA, Christian Lohbauer, diretor de Assuntos Corporativos e Governamentais da Bayer, Silvio Furtado, diretor de vendas da ZF América do Sul, Francisco Matturro, vice-presidente da ABAG e Alex Foessel, diretor de Tecnologia da John Deere abordarão a importância da alta tecnologia e do conhecimento dos processos produtivos e de gestão para a produtividade e competitividade no campo, necessitando de engenharia e processos inovadores e disruptivos. 

A programação completa dos três dias pode ser conferida no site do congresso: http://www.fei.edu.br/congressodeinovacao/ 

Cenário e Perspectivas 

Nas últimas décadas, o campo se tornou um case de sucesso no País, por incorporar tecnologias desde a formação do solo até o cultivo e a colheita. A reconhecida vocação agrícola vai ser responsável por oferecer ao mundo soluções em segurança alimentar e energética – esta última, pela biomassa e outras fontes renováveis. 

A longo prazo, a tendência é que o Brasil se torne protagonista no agronegócio mundial, utilizando inteligência aplicada no campo, que integrará toda a cadeia produtiva das commodities alimentícias até o prato do consumidor. Segundo o Prof. Dr. Fábio do Prado, reitor do Centro Universitário FEI, campo e cidade logo vão se aproximar, via tecnologia. “Em sua longa cadeia produtiva, o campo passará por um processo de intensa conectividade e soluções técnicas inovadoras, que encurtarão o tempo de produção e diminuirão drasticamente o desperdício, aumentando a eficiência produtiva”, comenta. 

O Brasil, a América Latina como um todo e outros países em 2050, não terão somente megacidades, mas também e principalmente cidades menores que estarão muito próximas ao campo. Esta possibilidade de integrar o campo inteligente à cidade inteligente fará com que as sociedades urbanas e rurais estejam muito mais próximas umas das outras. 

Para ajudar na integração e debate de ideias entre os participantes, o Congresso de Inovação conta com um grupo aberto de discussão no Facebook: https://www.facebook.com/groups/Congresso.de.Inovacao.FEI 

Plataforma de inovação FEI

O Congresso de Inovação é uma das atividades que fazem parte da Plataforma de Inovação FEI. Lançada em 2016, o projeto tem como objetivo estimular e capacitar alunos, professores e colaboradores para a gestão de processos inovadores e soluções de alto impacto para a sociedade. O congresso faz parte de um dos pilares da plataforma, que trata sobre  o alinhamento das ações institucionais com uma agenda de futuro. 

Sendo assim, todo ano a Instituição discutirá grandes temas de relevância nacional e mundial dentro do Congresso de Inovação.  A primeira edição do evento, em outubro de 2016, teve como tema “Inovações e Internet das Coisas” e abordou, entre outros assuntos, o impacto da Indústria 4.0, perfil do profissional do futuro e riscos e oportunidades das novas tecnologias.

Serviço – Congresso de Inovação 2017 - Megatendências 2050 – A cidade e o campo inteligentes, para uma melhor qualidade de vida”

Data: 9, 10 e 11 de outubro

Site: http://www.fei.edu.br/congressodeinovacao/

Local: Centro Universitário FEI - Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972-B - São Bernardo do Campo – SP

Grupo Facebookhttps://www.facebook.com/groups/Congresso.de.Inovacao.FEI/

*Evento voltado para alunos e professores da FEI. 

Fonte: Grupo Cultivar

Veja Mais