| 

Notícias

Fatec realiza Formatura da IX turma da Shunji Nishimura e Aula Inaugural do curso Big Data no Agro

Na noite do dia 10/02, formandos da IX Turma do curso de Mecanização em Agricultura de Precisão da Faculdade de Tecnologia de Pompeia (FATEC), realizaram a solenidade de Colação de Grau, na Fundação da Shunji Nishimura.

Além da diplomação várias homenagens foram prestadas, assim como os melhores alunos destacado pela instituição. 

O evento contou com a participação do Secretário da Agricultura e de Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, da Prefeita Municipal, Tina Januário, da Família Nishimura, além de familiares e amigos dos formandos dentre outras autoridades.

Big Data do Agronegócio

Seguindo a tendência de agregar tecnologia ao setor, a Fatec Shunji Nishimura realizou, no dia 10 de fevereiro, a aula inaugural do curso de Big Data no Agronegócio. Com duração de três anos, a capacitação possibilita ao profissional criar infraestrutura de armazenamento de dados na nuvem, desenvolver aplicativos para web e dispositivos móveis, além de processar e analisar grande volume de dados com alto valor para o processo produtivo agrícola e a rede do agronegócio. 

De acordo com o engenheiro agrônomo Carlos Otoboni, diretor da Fatec Shunji Nishimura, o Tecnólogo em Big Data do Agronegócio é um avanço do curso de Agricultura em Precisão, de forma a dar um passo à frente na gestão de dados do agro. “São cerca de 600 informações por segundo de operação, clima e pragas e o curso prepara para a geração de inteligência computacional para tomar decisões que levem a ganhos de produtividade, econômicos e ambientais”, explicou.

Para o secretário Arnaldo Jardim, o volume de informações gerado no setor precisa ser adequadamente sistematizado, uma vez que será decisivo para melhorar a atividade no campo. “Trata-se do primeiro curso oferecido na América Latina voltado ao setor e coloca o Governo do Estado, por meio do Centro Paula Souza, junto com a iniciativa privada, em um pioneirismo fantástico que possibilitará um salto de qualidade no manuseio de dados e na agricultura tecnológica”, afirmou.

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Veja Mais