| 

Notícias

Embarque de suco de laranja sobe 30%

Data: 15/05/2018

As exportações de suco de laranja pelo Brasil tiveram avanço de 30% no acumulado da safra atual até abril, impulsionados pela recuperação da produção e pelas compras dos EUA, informou nesta segunda-feira (14) a CitrusBR.

De acordo com a entidade, entre os meses de julho de 2017 a abril deste ano, os volumes embarcados de suco de laranja do Brasil totalizaram 941,4 mil toneladas de suco de laranja concentrado (66 graus brix).

Em faturamento, as exportações do produto somaram US$ 1,716 bilhão, crescimento de 31% em relação ao registrado no mesmo período da safra anterior.

Conforme a CitrusBR, o resultado se deve em grande parte aos problemas na safra na Flórida, nos Estados Unidos – importante região produtora –, o que obrigou o país a importar mais. No acumulado do ciclo atual, os norte-americanos já compraram 256,2 mil toneladas, alta de 69%, recorde para o período de dez meses.

Para a União Europeia (UE), principal mercado para as exportações de suco de laranja brasileiro, a demanda foi de 558,7 mil toneladas no período, avanço de 22% ante igual período do ciclo passado.

Quanto ao Japão, principal destino da Ásia, as vendas somam até 40,6 mil toneladas, alta de 41% na mesma base de comparação. Para a China, as exportações avançaram 19%, para 30,1 mil toneladas.

Base fraca

Segundo o diretor-executivo da CitrusBR, Ibiapaba Netto, o ritmo das exportações brasileiras também reflete uma base de comparação baixa, uma vez que houve restrição de oferta na temporada anterior.

“A queda da produção durante a safra 2016/2017, uma das menores da história continua sem dúvida influenciando o ritmo de alta da safra corrente”, destacou o dirigente em comunicado. O ciclo 2016/17 foi afetado por problemas climáticos, de modo que a produção na atual temporada cresceu mais de 60%.

Fonte: DCI

Veja Mais