| 

Abag participa do Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA) em Weimar

O vice-presidente da Abag, Francisco Matturro, o diretor executivo, Luiz Cornacchioni e os diretores Christian Lohbauer e Ingo Plöger representaram o setor privado brasileiro na Iniciativa Brasil-Alemanha para Cooperação em Agronegócio e Inovação no Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), que aconteceu essa semana (16 a 18/10), na cidade de Weimar, Thuringia, na Alemanha.

O EEBA é uma realização da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Federação das Indústrias Alemãs (BDI), com apoio da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK). O evento é anual e acontece alternadamente no Brasil e na Alemanha, com o objetivo de fortalecer as relações bilaterais e aprofundar a parceria estratégica.

A programação desse ano contemplou painéis e fóruns sobre temas como: políticas econômicas e comerciais e oportunidades de negócios, compras governamentais e outros.  No que tange ao agronegócio e inovação foi assinado um termo de cooperação entre os representantes dos dois países. No encontro foram definidos cinco temas prioritários: bioeconomia, bioenergia, sustentabilidade, segurança alimentar e inovação.

Na reunião da comissão mista (governo e setor privado do Brasil e da Alemanha) foi referendada a ata e a iniciativa foi renovada por mais dois anos. Também ficou estabelecido que o tema bioenergia (que faz parte do acordo assinado em 2012) volta à pauta. Como há um acordo assinado, no caso do Brasil através do Decreto 7.685 de 01/03/2012, o assunto será tratado no âmbito da cúpula de alto nível.

Pelo governo brasileiro estava o representante do Ministério da Agricultura na União Europeia, Márcio Resende, que também participou das discussões da Comissão Mista. 

O próximo encontro acontecerá de 12 a 14 de novembro de 2017, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Veja Mais