| 

Institucional

História, Missão, Visão e Valores

História

A Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) foi criada em 10 de março de 1993. A apresentação oficial da ABAG ocorreu no Congresso Nacional, em Brasília, pelo Presidente-fundador, Ney Bittencourt de Araújo, um visionário e apaixonado pelo agronegócio brasileiro.

Ney Bittencourt destacou os quatro grandes problemas do país, nos quais o agronegócio poderia contribuir para solucionar:
- Organização do processo de desenvolvimento sustentado;
- Integração à economia internacional;
- Eliminação das profundas desigualdades de renda e dos bolsões de miséria;
- Respeito ao meio ambiente.

Em uma época conturbada da economia do país, o fundador da ABAG traça com privilegiada lucidez algumas perspectivas para a entidade. No que tange a sua visibilidade, projeta maior exposição à medida que o reconhecimento das cadeias produtivas dissemina nos quatro cantos do país. Vivamente, essa tendência é constatada e assistida ao longo dos anos.

A contribuição da ABAG, desde então, tem sido destacar junto ao governo, iniciativa privada, entidades de classes e universidades a importância do trabalho de gestão e gerenciamento de todo o sistema agroindustrial e a implantação de medidas que o fortaleçam. 

Missão

A Abag visa buscar o equilíbrio nas cadeias produtivas do agronegócio, de modo a valorizá-las, ressaltando sua fundamental importância para o desenvolvimento sustentado do Brasil. A consequência dos nossos esforços deverá ser a liderança global brasileira na oferta, de forma competitiva, dos produtos agroindustriais. 

Visão

Ser a efetiva entidade de suporte aos elos das cadeias produtivas do agronegócio. 

Valores

Integração – Inovação - Progresso – Liderança - Protagonismo.

Veja Mais